segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Presépio




O presépio é muito significativo na época de Natal, porque ele representa a noite em que Jesus nasceu numa gruta. Onde estavam Maria, José, e alguns animais que aqueceram o Menino.
Enquanto os pastores estavam a cuidar do seu rebanho surgiu uma estrela no céu que os conduziu à gruta e eles ofereceram ao Menino ovelhas.
Algum tempo, depois os três Reis Magos vieram adorar o Menino e ofereceram-lhe ouro, incenso e mirra.
Alguns séculos atrás, São Francisco de Assis reconstruiu a cena do nascimento do Menino Jesus. Hoje em dia as nossas famílias também fazem o presépio para recordar e celebrar o nascimento do Menino Jesus.
Texto elaborado por Adriana Carreiro, Carina Pacheco, Igor Leite, Lisandra Vieira, Lisandra Viveiros e Rodrigo Moniz, 9º1

As prendas de Natal
As prendas servem para simbolizar o Natal. Os presentes que os Reis Magos (Baltazar, Belchior, Gaspar) deram ao Menino Jesus.
Hoje em dia muitas famílias vivem o Natal através das prendas. No entanto, o Natal não é só prendas, mas também o convívio da família.
As prendas podem simbolizar o amor que uns sentem pelos outros.
Todos os meninos do mundo deviam ter prendas como nós. Porém, têm um Natal infeliz sem roupas nem comida nem brinquedos.
Os meninos mais pequenos pedem ao Pai Natal bonecos e os maiores pedem roupas e computadores.
Uma prenda podia ser algo simbólico, mas, hoje em dia, as pessoas querem tudo o que é mais caro enquanto que outras pessoas nada têm. Mas são estas que celebram com verdadeiro espírito natalício.

Texto elaborado por: Daniela Casado, Marisa Borges e Rafaela Gonçalves